Flyer, folder ou panfleto: qual a diferença e como usá-los?
Flyer, folder ou panfleto: qual a diferença e como usá-los?
Se você fica confuso na hora de escolher entre folheto, folder, flyer ou panfleto, fique tranquilo, pois não há grande diferença entre eles.A história do panfleto, segundo a Wikipedia nasceu no século XII, quando circulou na Inglaterra um breve poema de amor, anônimo, escrito em latim, com o nome de 'Pamphilus seu de amore', que se tornou extremamente popular e foi traduzido para inglês como Phamphlet.
Até o fim do século XIV a palavra pamphlet era usada em inglês para designar qualquer texto de tamanho menor do que os enormes livros manuscritos daquela época, antes da invenção da imprensa e nos séculos seguintes, o sentido do vocábulo evoluiu até significar um libelo difamatório, folheto escrito em estilo satírico ou violento, especialmente sobre assuntos políticos.
Em português o pamphlet acabou virando panfleto, mas a tradução real de pamphlet seria folheto. O que significa que não há diferença entre folheto e panfleto. Pelo menos, não em sua origem vocabular.
Com a evolução dos processos de impressão apareceram opções mais sofisticadas, como os flyers, muito comuns para divulgação de eventos e casas noturnas.
O flyer, que em inglês significa voador, ganhou este nome devido a sua velocidade de distribuição, e ainda preserva a característica básica do panfleto, pois é direto e possui pouca informação, porem sua qualidade é bem maior. Por sua vez, a palavra folder, em inglês, significa pasta e é derivada de fold, que por sua vez significa dobra. Então agora ficou fácil entender a diferença entre um folder e um folheto ou panfleto, não é mesmo?
Se tem dobra, é folder. Se não tem, é folheto, panfleto ou flyer.
